domingo, 8 de agosto de 2010

Arraiá do 4º Ano.

 Mais uma vez o 4º ano se movimenta, todos trabalham em busca de um único objetivo, surpreender a escola no festival de cultura nordestina que aconteceu no dia 19 de julho.
 Os meninos Vestidos de mulher e as meninas de homem fizeram parte do espetáculo mais incrível já visto no colégio. Também, quem resistiria a "Niltão" vestido de noiva?! Era a sensação do momento, todos queriam tirar foto com a noiva mais linda do pedaço.
 A barraca com comidas típicas de Caruaru fez com que todos os convidados saíssem da dieta e provasse uma por uma.
 Para não passar despercebido falo também dos alunos vestidos de cangaceiros, representando o maior cangaceiro de toda a história, Lampião.
Com a professora Quellem como madrinha, fez-se da coisa toda uma festa, onde a alegria e a diversão reinava absoluta. Todos cairam na dança, do forró ao baião.
 Finalizando então, fizemos do arraiá um carnaval. Esse foi o 4º EMI 01, que surpreendeu a todos com sua participação mais que especial, indispensável.

 Larissa Nayane

Seguimos então com o nosso trabalho tecnico:

 Eis aqui uma breve pesquisa realizada pela nossa equipe.

Caruaru
Caruaru é um município brasileiro do estado de Pernambuco,o mais populoso do interior do estado, localizado na região do Agreste. Devido à sua importância regional, também é conhecido por seus habitantes como Capital do Agreste.
Tem uma população residente (2008) de 298.501 habitantes, que vivem numa área territorial de 921 quilômetros quadrados.

História

As terras que hoje constituem o município de Caruaru eram primitivamente uma fazenda de gado, pertencente à família Nunes dos Bezerros. Este nome deve-se à proximidade da fazenda com a paróquia dos Bezerros. Acredita-se que esta família descende dos primitivos concessionários das terras concedidas como sesmaria.
Com a família Nunes vivia um casal de órfãos. Um deles, José Rodrigues de Jesus, apossou-se da parte que lhe cabia na herança, estabelecendo-se no local denominado Caruaru. Ali construiu uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. O povoamento da região iniciou-se no entorno desta capela. Em 1846, o Frei Euzébio de Sales, Capuchinho proveniente da Penha, iniciou a construção da Igreja Matriz, hoje Catedral. A capelinha foi reconstruída por duas vezes, sendo a última reconstrução em 1883.
A localização geográfica favoreceu o desenvolvimento local, por ser a região passagem obrigatória de transporte de gado do sertão para o litoral e de mascates em sentido inverso.
Em dezembro de 1895, foi inaugurada a estação ferroviária da "Great Western" que ligou Caruaru ao Recife, que consolidou o desenvolvimento local. Nesta época, já era famosa a feira de Caruaru.

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco deseca maior que 60%.
Por se localizar na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, seu relevo é suave ondulado, de solo pedregoso e argiloso, com altitude média de cerca de 545 metros. O ponto mais alto da cidade é o Morro do Bom Jesus, com altitude de 630 metros.

Vegetação

Tem a caatinga como vegetação dominante do município, com suas arvores típicas, como o juazeiro, a algaroba, a baraúna, o mulungu e a imburana, arbustos como o velameiro, marmeleiro, e urtiga, broméliaceas como o caroá, macambira e o gravatá ecactáceas como o facheiro, xique-xique,jurema-preta, mandacaru, coroa-de-frade epalmatória. Possui ainda, vegetação úmida e arborizada (floresta tropical) ao sul, pois faz divisa com a microrregião do Brejo Pernambucano no extremo sul do município.


Clima

Gráfico climático para Caruaru
Temperaturas em °C • Precipitações em mm
Caruaru está situado em uma área de clima tropical do tipo semiárido, mas que devido a altitude modesta apresenta um quadro de aridez menos severa. Por estar situado a 140 km do litoral, Caruaru está sujeito ao regime de chuvas de outono-inverno típicas da zona leste oriental do Nordeste.
Seu índice pluviométrico é de cerca de 662mm, mal-distribuídos ao longo do ano.
Uma das explicações para a escassez de chuvas na região é o planalto da Borborema, a Serra das Russas, localizada no município de Gravatá, que devido a altitude provoca chuvas orográficas, fazendo assim com que o ar chegue ao interior da região mais seco.
A temperatura média anual de Caruaru é de 22,5°C podendo as temperaturas no verão oscilarem entre 25°C a 31°C, e no inverno entre 16°C a 20°C.


Recursos hídricos

O município está inserido nos domínios das bacias hidrográficas dos rios Ipojuca e Capibaribe. Os principais tributários são o Rio Capibaribe e os riachos Tabocas, Caiçara, Borba, da Onça, Olho d’ Água, Mandacaru do Norte, Carapotós, São Bento, Curtume e Taquara, todos de regime intermitente.
O município conta com os recursos dos açudes Eng°. Gercino de Pontes (13.600.000 m³), Taquara (1.100.000 m³), Guilherme (786.000 m³), Serra dos Cavalos (761.000 m³) e Jaime Nejaim (100.000 m³).

Para mais informações: Aqui

Um comentário: